quinta-feira, 21 de abril de 2011

Nomes de Deus.



NOMES GENÉRICOS
Segundo os dicionários, genérico é tudo aquilo que é tratado de forma generalizada, não sendo peculiar ou específico a uma única coisa. Tais nomes podem ser usados tanto pelo Deus verdadeiro, como por falsos deuses, englobando ambos os gêneros, ou seja, masculino ou feminino. Dentro das Escrituras, temos:
  • Elohim (plural) e Eloah (singular): Fala de Deus tendo o Seu poder criativo e onipotência de forma intrínseca.
É o primeiro nome que surge nas Escrituras:
“No princípio criou Deus (Elohim) os céus e a terra” (Gn 1:1)
Elohim é citado 2.498 vezes e Eloah é citado 57 vezes. Desse total apenas 245 não se refere ao verdadeiro Deus de Israel. Esse substantivo vem do verbo hebraico Aláh (Alá, nome típico entre os Muçulmanos), significando “ser adorado, temido e reverenciado, ser excelente”.
  • El : Deus, como “Aquele que vai adiante ou inicia as coisas”.
Este nome é apresentado apenas no singular e num total de 250 vezes, sendo muitíssimo conhecido pelos povos de língua Semita. Pode ser usado como “deus” para divindades falsas, como também “Deus” para o verdadeiro Deus de Israel. Poucas vezes foi usado para significar “o poderoso”, mas apenas para homens e anjos. Normalmente aparece sozinho, mas foi combinado formando termos compostos com o sentido de deidade, ofício, natureza ou atributos do Deus verdadeiro.
  • El-Berit : Deus que faz pacto ou aliança (Gn 31:13, 35:1-3);
  • El-Elyon : Deus Altíssimo (Gn 14:17-20).
Elyon é um adjetivo que deriva do verbo hebraico Aláh sendo usado para coisas. Seu significado é: “subir, mais alto, mais elevado, superior”. É utilizado para referir-se a Deus e ganha o significado de “o excelente, o alto, o Deus glorioso”.
  • El-Ne‘eman : Deus de Graça e Misericórdia (Dt 7:9);
  • El-Nosse : Deus de Compaixão (Sl 99:8);
  • El-Olan : Deus Eterno, da Eternidade (Gn 21:33);
  • El-Qana : Deus Zeloso (Ex 20:5; 34:14);
  • El-Ro‘i : Deus da Vista (Gn 16:13);
  • El-Sale‘i : Deus é Minha Rocha, o Meu Refúgio (Sl 42:9-10).

NOMES ESPECÍFICOS
Totalmente contrário aos genéricos, os nomes específicos de Deus são utilizados nas Escrituras para o único Deus verdadeiro, jamais sendo utilizados para outras divindades.
  • Shadday : Todo-Poderoso
Tanto pode aparecer sozinho (Gn 49:24 - Em Jó é citado 31 vezes), como utilizando “El” para obter a forma composta El-Shadday que tem o significado de “Deus Todo-Poderoso” (Gn 17:7; 28:3; 35:11; 43:14; 48:3; Ex 6:3 e Ez 10:5). Encontramos na Vulgata Latina sua tradução por Omnipotens, e na Septuaginta como Pantokrator.
  • Adonay : Senhor
Passaram a utilizar Adonay em serviços religiosos e há’Shem para conversas informais devido à Lei explícita:
“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão” (Ex 20:7) e, “E aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente será morto; toda a congregação certamente o apedrejará. Tanto o estrangeiro como o natural, que blasfemar o nome do Senhor, será morto” (Lv 24:16).
Nunca o tetragrama YHWH
  • YHWH : Senhor
Muitos textos são publicados seguindo um “ciclo vicioso de cópia” sem a preocupação básica de resguardar qual seja realmente a forma correta de se escrever o nome de Deus. A única forma de “determinar” prende-se necessariamente aos manuscritos e a versões fidedignas aos textos originais. Quanto à pronúncia correta, não há como determinar como os judeus pronunciavam. Na verdade, tornou-se um nome impronunciável pelos hebreus desde o período intertestamentário, pois, conforme ordem divina proibia-se tomar o nome do Senhor (YHWH) em vão. Assim temiam, e ainda temem pronunciar o tetragrama. Em seu lugar, substituem-no por Adonai (Senhor) ou “O Nome” ou “há’Shem" em suas conversas informais usando o idioma hebraico.
O “Tetragrama Sagrado" é escrito apenas por quatro consoantes: yod, he, vav, he (o alfabeto hebraico não possuía vogal). YHWH é citado 5321 vezes, sendo dos textos mais antigos a origem dos livros do Velho Testamento. Muitos cristãos fazem uso da pronúncia JEHOVAH (Jeová) para o tetragrama YHWH. Não podemos dizer que o nome Jeová seja a forma incorreta ou correta de pronúncia, mas é a mais aceitável. Os mais “catedráticos” consideram como forma correta pronunciar YAHWEH (Iavé - Javé) ou então YAHWO (Iavô).

NOMES COMPOSTOS
Utilizados para revelar aspectos a mais do caráter de Deus; mais alguns adjetivos de Deus.
  • YHWH Elohim : Criador de todas as coisas;
  • YHWH Jireh : O Senhor proverá – Deus proverá.
Foi o que disse Abraão a Isaque sendo interrogado por ele quanto ao cordeiro para ser sacrificado:
“Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos” (Gn 22:8).
Também foi o nome que deu Abraão após a providência do Senhor para aquele sacrifício, não tendo ele que sacrificar Isaque, seu filho:
“Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá” (Gn 22:14).
E tal como aconteceu com Abraão, também Deus proveu para nós, pecadores, um Cordeiro, Jesus! (Jo 1:29).
  • YHWH Rafa : O Senhor Que Te Sara (Ex 15-26);
  • YHWH Nissi : O Senhor é a Minha Bandeira. Moisés assim chamou o altar que edificou (Ex 17:15);
  • YHWH Shalom : O Senhor é Paz (Jz 6:24).
Hoje pregamos ao mundo a Paz que é o Senhor; a Paz que só o Senhor pode trazer aos corações aflitos. Foi o nome dado por Gideão ao altar que edificou.
  • YHWH Raah : O Senhor é o Meu Pastor (Sl 23:1).
Acredito que não haja quem não conheça essa passagem nas Escrituras. Mas, para podermos clarear nossa mente vamos ao Salmo escrito por Davi “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”.
E como é bom saber que o nosso Pastor é o Senhor; Quão bom é saber que à frente das nossas veredas segue o Senhor tirando os espinhos, e, melhor ainda; quão bom é saber que as veredas eternas prometidas pelo Senhor são maravilhosas.
  • YHWH Tsidikenu : Senhor Justiça Nossa (Jr 23:6).
Jeremias profetizando a respeito de Judá disse: “Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O Senhor Justiça Nossa”.
  • YHWH Sabaoth : O Senhor dos Exércitos (Sl 24:10).
Todo exército tem um General; ele cuida, ele dá ordens, ele vai adiante dos seus soldados, e nós temos ao Senhor dos Exércitos que comando miríades de anjos celestiais que estão sempre ao redor e à disposição daqueles que O buscam.
  • YHWH Shammah : O Senhor Está Ali (Ez 48:35).
A divisão das tribos. “Dezoito mil côvados terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será Jeová- Shammah”.

NOVO TESTAMENTO
A Septuaginta foi a primeira tradução Bíblica hebraica para o grego, isso porque havia uma clima de desacordo entre os Judeus e os gregos. Os Judeus sempre foram monoteístas, mas os gregos existiam vários deuses. O Panteão grego, que, etimologicamente, deriva de pan (todo) e theos (deus), literalmente significando o templo dedicado a todos os deuses. Aristóteles, o filósofo, para demonstra a fragilidade da religião grega, afirmou: "O homem fez os deuses à sua semelhança e lhes deu seus costumes".
É devido a Septuaginta que notamos a demonstração de zelo pela sua religião, e, é por meio dela que descobrimos os equivalentes gregos dos nomes usados para Deus no Antigo Testamento, como El, Elohim, Eluon e YAWH.
  • Theos : Deus
O nome mais comum utilizado no Novo Testamento é Theos. Assim como as palavras hebraicas El, Elohim, Eloah no Antigo Testamento, Theos no Novo Testamento pode significar "Deus" ou "deuses".
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus (Theos), e o Verbo era Deus (Theos)" (Jo 1:1).
  • Kurios : Senhor
Podemos notar que no Novo Testamento a tradução na Septuaginta de ambas as palavras Adonai e do nome impronunciável YHWH foi pela palavra grega Kurios (Kuriov), que significa "Senhor". Kurios/Adonai traz a idéia básica da soberania de Deus, da suprema posição do Criador, em todo o Universo que criou. E mais, tanto o Pai (Deus) como o Filho (Jesus) são chamados pelo termo grego Kurios.
"E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos" (Ap 11:15).
"... e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor (Kurios) para glória de Deus Pai (Pater)" (Fp 2:11).
"Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! (Kurios) senão pelo Espírito Santo" (I Cor 12:3).
  • Pater : Pai
"Portanto, orai vós deste modo: Pai (Pater) nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome" (Mt 6:9).
O Cristão fala de muitos privilégios, mas acredito que o maior deles seria chamar ao nosso grandioso Deus de Pai, o "Pai Celestial". Sabe por quê? Os judeus afirmam que Deus jamais teve um filho, portanto não reconhece Cristo como o Unigênito de Deus. O islamismo rejeita a idéia de Deus ser Pai. A grande diferença entre as três grandes religiões monoteístas, que torna um privilégio único, é que somente nós os cristãos, ou seja, o cristianismo é que mantém um relacionamento de Pai para filho com seu Deus.
Algumas Particularidades Bíblicas
O nome Jesus vem do hebraico (Yehoshua). "Josué", que significa "Iavé é salvação", era chamado de Oshea ben Num, que significa "Oséias filho de Num", podemos comprovar pela Palavra de Deus "Da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num" (Nm 13:8).
A Septuaginta (tradução grega do Velho Testamento) usou o nome Iesus para Yehoshua; Portanto Iesus é a forma grega do nome Yehoshua.
Depois do cativeiro de Babilônia, o nome Yehoshua era conhecido por Yeshua. "E toda a congregação dos que voltaram do cativeiro fizeram cabanas, e habitaram nas cabanas, porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia; e houve mui grande alegria" (Ne 8:17).
Josué era chamado Yeshua ben Num. Yeshua é o nome hebraico para Jesus, até os dias de hoje em Israel. Isso pode ser comprovado em qualquer exemplar do Novo Testamento hebraico.
Sabemos que nome não se deve traduzir, mas sim transliterar conforme a natureza de cada língua. Por exemplo: Os nomes de Eva, David e outros que em nosso idioma levam a letra "v" em hebraico o "v" é substituído por "u", aparecendo nos textos como Eua e Dauid. A letra beta "b", na antiguidade, No grego moderno é "v". Hoje se escreve Dabid, para David, e Eba para Eva.
Ainda assim, existem nomes que permanecem inalteráveis em outras línguas, mas não em sua maioria. Por exemplo, o nome João, é Yohanan ou Yehohanan (decomposição Yeh, Yo, Yaho, contração de Yahweh, Javé (Deus) e Hanan (compadecer-se), tendo o sentido de Deus teve misericórdia, Deus se compadeceu na língua hebraica; Ioannes em grego; John em Inglês; Jean em francês; Giovani em italiano, Juan em espanhol, Johannes em alemão, e assim por diante, isso ocorre com vários nomes.
Há nomes que mudam substancialmente de um idioma para outro. Lázaro em grego é Eleazar em hebraico. Elizabete é a forma hebraica do nome Isabel. O argumento, portanto, de que o nome deve ser preservado na forma original, em todas as línguas, é contraditório não havendo assim muito apoio bíblico.
A paz do Senhor e salvador Jesus Cristo a todos.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Breve atletas de Cristo.

Vamos louvar ao Senhor Jesus Cristo e fazer um treininho de leve.



 Êodo 15:20 - Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamborim na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.

Juízes 21:23 - E os filhos de Benjamim o fizeram assim, e levaram mulheres conforme ao número deles, das que arrebataram das rodas que dançavam; e foram-se, e voltaram à sua herança, e reedificaram as cidades, e habitaram nelas.
Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.

Salmos 149:3 - Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa.
Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
Eclesiastes 3:4 - Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Jeremias 31:4 - Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamboris, e sairás nas danças dos que se alegram.
Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.
Lucas 7:32 - São semelhantes aos meninos que, assentados nas praças, clamam uns aos outros, e dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes.
Lucas 15:25 - E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu aEmúsica e as danças.



E no meu caso com LUTAS. HEHE!!!!

Carne e sangue.



Na vida da igreja é muito comum acontecer julgamentos, analises, criticas e decepções entre os irmãos. Todos estão em um processo de crescimento e na igreja não é o lugar onde encontraremos pessoas santas e maravilhosas, se você ver isso, cuidado! O que podemos encontrar são pessoas quebradas por Deus que já estão em uma condição de exalar o bom perfume de Cristo, expressando o Cristo. Porém, é necessário discernimento para identificar essas pessoas e não confundir “bem” com “vida”. Veja a palavra abaixo:
Efésios 6:12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.
Vemos que nossa luta não é contra carne e sangue. O que são carne e sangue? Estes dois itens se referem ao natural, a esfera material. O verso de Efésios nos revela que nossa luta não é contra o material, nem o natural! Nossa luta é contra a esfera espiritual, contra os principados, potestades, principies das trevas, hostes espirituais nas regiões celestes. Ao olharmos esses verso nesta perspectiva, nós vemos que nossa guerra não é pequena, né? Então por que perdemos tempo fazendo analises daqueles que são nossos irmãos?
Precisamos questionar isso. Qual a resposta que você obtém? Eu obtenho a seguinte resposta: falta de consagração. A partir do momento que temos maior contato com Cristo, o discernimento vem e como conseqüência enxergamos melhor o que e quem domina uma pessoa. Quando adquiro essa realidade, oro por ela e não a julgo. Difícil? Não, não é, mas exige que venhamos a sair da vida preguiçosa de buscar o Senhor. Medite sobre isso, que o Senhor traga a iluminação.



A paz do senhor e salvador Jesus Cristo a todos que amam e aguardam sua vinda.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Slide Missão Cariacica.




A paz do Senhor Jesus Cristo a todos.

O justo viverá pela fé!!!!


o justo viverá pela fé” (Hc 2:4, Rm 1:17, Gl 3:11, Hb 10:38 )

Não é a toa que esta palavra se repete tantas vezes na palavra de Deus, e mais ainda no Novo Testamento. Aqueles que são justos, lavados e remidos no sangue de Jesus, viverão de fé.
Este versículo vai na contramão de tudo o que valorizamos hoje e que é pregado nas TV’s: não é preciso carro, não é preciso casas, não é preciso um bom emprego para que o justo viva… alías, vou além, não é preciso nem mesmo que ele se esforce ao ponto de ter fé para sermos salvos, pois a fé é um dom dado por Deus ( Ef. 2:8 ). Além disso, também podemos aumentar nossa fé nEle, ouvindo a palavra de Deus ( Rm 10:17 )
Em Habacuque, este profeta rogava a Deus dizendo que não agüentava mais ver seu povo, o povo de Israel, sofrendo por causa da guerra e das malignidades que recebiam de outros povos. Habacuque pede a Deus por socorro, e abre o coração a Deus dizendo que ele grita, mas parece que ninguém o escuta. Então, vem a ordem de Deus para Habacuque dizendo que os justos vivem de fé.
Já em Romanos, Paulo explica à igreja de Roma que vivemos em Jesus de acordo com as provações que temos e as conquistas que vivemos, e tudo isso de acordo com a nossa fé. “De fé em fé” diz Paulo, e encerra dizendo que esta é a maneira de viver dos cristãos: justos vivendo pela fé.
Em Gálatas, Paulo vai além: a graça de Deus é a fonte de toda a salvação, e a fé nEle é que nos salva, independente das nossas atitudes. Precisamos viver de fé, e não tentar fazer coisa que “comprem” nossa salvação! Nem obras e nem cumprimento da lei. Vivemos apenas de fé
E terminando em Hebreus, Paulo fala das lutas da vida: façam a vontade do Senhor, e esperem: ele cumprirá sua promessa na vida de vocês, e o que “E o que há de vir virá, e não tardará”, só não podemos desistir…
Seja em qual ocasião for: guerra, provações da vida, salvação, promessas, temos uma palavra rhemadada por Deus: VIVAM POR FÉ !



A paz do senhor e salvador Jesus Cristo a todos.

Fraco na fé!!!!!


Romanos 14

Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.
Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.
Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.
Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.



A paz do Senhor Jesus Cristo a todos.

domingo, 17 de abril de 2011

O fim esta próximo.


2011? 2012? 20..??
     

Como podemos saber se o mundo vai acabar em 2011?  Se o fim não chegar em 2011, virá em 2012?  A Bíblia fala especificamente sobre este assunto?  Estas perguntas assustam muito, mas a última é fácil de responder.  Sim, a Bíblia fala claramente sobre este assunto. De fato, a segunda vinda de Jesus em toda a sua glória, é profetizada no Velho Testamento mais vezes do que sua primeira vinda!  A Bíblia também diz que os profetas estavam muito interessados no que diziam pela direção de Deus. Eles também queriam muito saber, então, é natural que as pessoas hoje estejam interessadas.  (Veja I Pedro 1:10-12)

Responder às primeiras duas perguntas é um pouco diferente, porque a Bíblia não diz o dia e a hora em que Cristo virá buscar sua igreja. Além disso, o mundo como conhecemos hoje, apesar de sofrer muitas mudanças se Cristo viesse buscar sua igreja hoje, só chegaria ao fim após mil anos.  Como sabemos disso?  Como dissemos, as respostas corretas  só encontramos na Palavra de Deus. O próprio Senhor Jesus já disse que nenhum homem sabe o dia e a hora em que o fim vai chegar.





A paz do senhor e salvador Jesus Cristo a todos.